Passos fundamentais para uma velhice saudável.

O ideal é que a busca por uma velhice saudável comece antes e não depois que os anos começam a pesar. Ou seja, a pessoa deve programar-se para envelhecer e não ser tomado de surpresa pela aposentadoria.

Investimento, embora seja uma palavra arraigada a finanças, pode muito bem fazer parte do vocabulário de quem prepara o terreno para que solidão e marasmo passem longe da velhice. Investir nas relações sociais, em atividades extra-profissionais e no próprio equilíbrio emocional é fundamental.

Prevenção de incapacidade:
Para manter-se independente durante a velhice, o ideal é tentar preservar aspectos como locomoção, visão, audição e cognição. Tudo isso está relacionado a uma postura a ser assumida sobre o próprio bem-estar, o que implica cuidados com a alimentação (menos calorias e mais vitaminas, proteínas e minerais) e prática de atividades físicas. Sedentarismo e “fast-food” são meio caminho andado para problemas de saúde futuros.

Manutenção do estado funcional:
Mesmo na terceira idade, a pessoa tem de ter controle sobre as próprias atividades. Isso engloba desde independência para caminhar até controle da conta bancária, passando por gerenciamento da própria casa.

Preservação da teia social:
Durante toda a vida, além de investir na vida profissional, a pessoa também tem de se envolver numa rede social, que inclui família, amigos ou mesmo a vizinhança. “A pessoa que se está rodeada por outras que têm estima por ela sente-se muito melhor à medida que os anos passam. Não adianta investir na saúde perfeita e terminar seus anos só”, afirma o geriatra Renato Maia Guimarães.

 http://saude.terra.com.br

Sobre saudevelhice

Estudantes de psicologia: Adricélia, Daniele e Robnilson.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Passos fundamentais para uma velhice saudável.

  1. Rodolpho Pimentel disse:

    Muito interessante.É isso aí.Devemos ter atitudes hoje que reflitam no futuro.Terceira idade não deve ser sinônimo de sedentarismo,problemas com a saúde ou incapacidade. A vida é para ser vivida,e bem!
    Parabéns à iniciativa e aos colaboradores do blog.

  2. Danie Reis disse:

    Realmente, desde minha vida atual com 25 anos já busco ter iniciativa para tentar ter uma velhice mais saudáveis, é muito difícil, mas procuro, não me estressar com besteiras e simplesmente ser feliz, ótimo Blog.

  3. Cíntia disse:

    Sedentarismo e “fast-food” fazem parte da minha vida hoje, é…não me stresso com as coisas e vivo rodia das pessoas q amo,isso realmente faz bem a saúde e a mente,mas acho q precisamos equilibrar esse ponto com boa alimentação e atividades físicas.
    Parabéns pelo blog e os assuntos abordados,muito bom mesmo e faz a gente refletir e avaliar certas atitudes.

Deixe um comentário